Você gosta de vida selvagem? Vamos conhecer, compreender e entender os conteúdos de ciências e suas transformações ao longo dos anos? Como as espécies se adaptam diante das transformações ambientais causadas pelo homem? Vamos conhecer as espécies da fauna e flora do Brasil?

AGENDA DO ALUNO 5º ANO

VÍDEO: O DIA NACIONAL DA ONÇA PINTADA - 29/11/2018
SEMANA 28 - DE 12/11 A 14/11
SEMANA 27 - DE 05/11 A 07/11
SEMANA 26 - DE 29/10 A 31/10
SEMANA 25 - DE 22/10 A 24/10
SEMANA 23 e 24: Excursão e leitura do livro (O verde e a vida)
SEMANA 22 - DE 01/10 A 03/10

SEMANA 21 - DE 24/09 A 26/09
SEMANA 20 - DE 18/09 A 19/09

SEMANA 19 - DE 10/09 A 12/09

SEMANA 18 - DE 03/09 A 05/09

SEMANA 17 - DE 27/08 A 29/08

SEMANA 16 - DE 20/08 A 22/08

SEMANA 15 - DE 13/08 A 15/08

SEMANA 14 - DE 06/08 A 08/08

SEMANA 13 - DE 30/07 A 01/08

SEMANA 12 - DE 09/07 A 11/07


SEMANA 11 - DE 03/07 A 04/07

SEMANA 10 - DE 25/06 A 26/06

SEMANA 9 - DE 18/06 A 20/06

SEMANA 8 - DE 11/06 A 13/06


Semana 7 - de 04/06 a 06/06


Semana 6 - de 28/05 a 30/05


PARA O DIA 23/05/18 - ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (VER PÁGINA / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO)!!!

DEVER DE CASA 5º A: ASSISTIR AO VÍDEO, OS BICHOS DA CAATINGA.

Cite os problemas enfrentados pelos animais da Caatinga.

Faça um LINDO desenho dos animais apresentados no vídeo.

DEVER DE CASA (PARA O DIA 7/05)

Vídeo: Biomas Brasileiros

NO CADERNO

1. CARACTERIZAR OS BIOMAS BRASILEIROS:

  • CLIMA
  • FAUNA E FLORA
  • REGIÕES DO BRASIL
  • IMPACTOS AMBIENTAIS
2. FAÇA UM DESENHO DOS BIOMAS BRASILEIROS.



ATENÇÃO: AVALIAÇÃO SÍNTESE (DIA 16/04)

CONTEÚDO
1. SISTEMA SOLAR (AVALIAÇÃO PROCESSUAL)

AVALIAÇÃO PROCESSUAL DE CIÊNCIAS 1°BIMESTRE / SISTEMA SOLAR: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeimGwpfKJylpXnXSPNoMimh9V5ByhLZmBTg6GbFdpwFMm3w/viewform


2. ECLIPSES (SOLAR E LUNAR)
3. EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS
4. GEOCENTRISMO X HELIOCENTRISMO

ESTUDAR PELO BLOG (PÁGINA DO 5 ANO E AGENDA DO ALUNO / DEVERES DE CASA).
CADERNO

Dever de casa para o dia 4/04 (quarta-feira)

Gabarito das questões de revisão sobre o Sistema Solar

Leitura dos textos. 

1) Via Láctea. Ela aparece como uma mancha longa e esbranquiçada no escuro do céu. 

2) O Sol. Ele nos dá luz e calor, permitindo, assim, que haja vida em nosso planeta. 

3) A Terra. 

4) Lua. 

5) O seu brilho vem da luz do Sol, refletida nela.

6) a) Engenhos espaciais - Veículos espaciais, os engenhos suscetíveis de se deslocar no espaço situado além da atmosfera terrestre. 

b) Satélites - Satélite natural - astro que circula em torno de um planeta principal. Satélite artificial - corpo feito pela mão humana que orbita um planeta. 

c) Órbita - é a trajetória que um corpo percorre ao redor de outro sob a influência de alguma força (normalmente gravítica).  Dentro de um sistema solar, os planetas, asteroides, cometas e outros objetos de menor tamanho percorrem órbitas aproximadamente elípticas ao redor do Sol, enquanto que as luas e outros satélites fazem o próprio ao redor dos planetas. 

d) Meteoroides - são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço e que, segundo a Organização Internacional de Meteoros, possuem dimensões significativamente menores que um asteroide e significativamente maiores que um átomo ou molécula, distinguindo-os dos asteroides - objetos maiores, ou da poeira interestelar - objetos micrométricos ou menores. Os meteoroides derivam de corpos celestes como cometas e asteroides e podem ter origem em ejeções a de cometas que se encontram em aproximação ao sol, na colisão entre dois asteroides, ou mesmo ser um fragmento de sobra da criação do sistema solar. Ao entrar em contato com a atmosfera de um planeta, um meteoroide dá origem a um meteoro. Meteoroides que atingem a superfície da Terra são denominados meteoritos 

e) Meteoritos - meteorito é a denominação dada quando um meteoroide, formado por fragmentos de asteroides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho.


7) Inúmeros objetos humanos ou parte deles que foram deixados no Universo e que viraram poluição espacial.


Questões de revisão sobre o Sistema Solar

Texto 1: A VIA LÁCTEA E O NOSSO SISTEMA SOLAR

O Sol situa-se em um dos braços da Via Láctea. Girando à sua volta, encontram-se nove planetas, a maioria com um ou mais satélites naturais, vários milhares de asteroides e uma multidão de cometas. Todo esse conjunto forma o sistema solar. Em torno do Sol, os planetas percorrem uma trajetória que recebe o nome de órbita. A Terra encontra-se a uma distância do Sol que permite manter temperaturas compatíveis com a vida, tal como nós a conhecemos. Os outros planetas do sistema solar ou são muito quentes, quando próximos do Sol, ou muito frios, quando muito afastados dele. Além da posição que a Terra ocupa no sistema solar, também é importante para a vida a existência da atmosfera e da água. Uma diferença entre planeta e estrela é que as estrelas têm luz própria, são astros luminosos. Os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz recebida; são, portanto, astros iluminados. Da Terra só podemos ver uma parte da Via-Láctea. Ela aparece como uma mancha longa e esbranquiçada no escuro do céu. A Via Láctea não é a única galáxia. Existem bilhões delas no Universo.

Texto 2: A POLUIÇÃO ESPACIAL Existe uma grande quantidade de lixo espacial que está ameaçando astronautas e engenhos espaciais. Desde o lançamento do primeiro satélite artificial (o Sputnik 1, em outubro de 1957), aproximadamente 3 400 foguetes puseram quatro mil satélites artificias em órbita. Carcaças explodidas, parafusos, chaves perdidas e objetos variados se transformaram em inúmeros micrometeoroides artificias. Destes, sete mil objetos maiores que uma bola de tênis estão sendo vigiados por duas agências, uma americana e outra russa. Esse lixo espacial que circunda a Terra pode, como um meteoroide, reentrar na atmosfera terrestre com velocidade de 10 km/s, fragmentar-se e cair como um meteorito. Em órbita, a mais fina película pode perfurar a roupa de um astronauta e pôr em risco sua vida. Mesmo assim, ainda não há uma legislação internacional que se ocupe da poluição espacial.

Fonte: O meio ambiente - Carlos Barros e Wilson Paulino.

Sobre o TEXTO 1, responda as questões no caderno:

 Para os habitantes da Terra... 


1) Qual é a galáxia mais visível? Por quê?


2) Que estrela, dessa galáxia, é a mais importante para nós? Por quê? 


3) No Sistema Solar, que planeta tem temperatura média apropriada para a vida, tal como a conhecemos? 


4) Como é chamado o satélite natural da Terra?


5) A Lua é o segundo corpo celeste mais brilhante no céu. Entretanto, não possui luz própria. De onde vem seu brilho?


6) Procure no dicionário os significados de algumas palavras para tornar o entendimento do texto mais fácil. Registre-os a seguir: 

a) engenhos espaciais -  
b) satélites - 
c) órbita - 
d) meteoroides - 
e) meteoritos - 

 7) O que você entende por "lixo espacial"?



Dever de casa para o dia 21/03 (quarta-feira).
Fazer uma pesquisa sobre:
O que é um...

  • Telescópio?
  • Radiotelescópio?
  • Satélites artificiais?
  • GPS?
  • Foguetes espaciais?
  • Sondas espaciais?
  • Naves e ônibus espaciais? 
Pergunta: O que uma estrela, uma lâmpada, uma lanterna e uma vela acesa têm em comum?

Observações: As respostas devem ser feitas no caderno!



ATENÇÃO!!!

Dia 26/03 - Avaliação processual de ciências

Conteúdos:
O sistema solar (os astros);
O Sol, o efeito estufa e a camada de ozônio;
As fases da lua e as constelações.

Link sobre o sistema solar: http://www.galeriadometeorito.com/2012/10/sistema-solar.html

Para o dia 14/03

Consultar o link: http://astro.if.ufrgs.br/const.htm  / CONSTELAÇÕES e responder no caderno:

1. O que são constelações?
2. Escolha 3 constelações e pesquise uma imagem (ou faça um desenho) de cada uma delas.

Semana / Fevereiro 26, 27 e 28

O que é Heliocentrismo? 
A teoria heliocêntrica afirmava que a Terra e os demais planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A alternância entre dias e noites é uma consequência do movimento que a Terra realiza sobre o seu próprio eixo, denominado movimento de rotação.

Quem foi?












Semana / Fevereiro 19, 20 e 21

Questões:
1. Quais são as características do Planeta Terra que favorecem à vida?
2. Caracterize o sistema solar: Planetas, satélites, asteroides, meteoros e cometas.




6 comentários: