Você gosta de vida selvagem? Vamos conhecer, compreender e entender os conteúdos de ciências e suas transformações ao longo dos anos? Como as espécies se adaptam diante das transformações ambientais causadas pelo homem? Vamos conhecer as espécies da fauna e flora do Brasil?

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO 5°ANO


DIA 22/08

ATENÇÃO: A orientação de estudo será realizada individualmente na aula de ciências!

Questões sobre o Ciclo do Nitrogênio / Lixo, resíduos e Reciclagem
Laboratório de informática


  1. Qual é a importância das bactérias no ciclo do nitrogênio?
  2. Faça um desenho representando o ciclo do nitrogênio.
  3. Qual é a relação entre as bactérias e as raízes dos vegetais?
  4. Por que é importante reciclar?
  5. Quais são os possíveis destinos do lixo?

Respostas

a. Algumas espécies de bactérias vivem associadas às raízes de vegetais, esses microrganismos absorvem (captam) o nitrogênio atmosférico (N2), transformando-o em nutrientes. Os vegetais utilizam os nutrientes para a realização da fotossíntese. Os animais se alimentam da planta incorporando o nitrogênio, esse elemento químico participa da construção de proteínas. Quando animais e vegetais morrem outras bactérias realizam a decomposição e liberam o nitrogênio para a atmosfera.

b. O desenho do ciclo está presente no blog!

c.  Algumas bactérias realizam a fixação do nitrogênio nas raízes das Leguminosas (por exemplo: feijão, soja, ervilha e lentilha). Essas bactérias vivem em conjunto com as raízes destas plantas, ou seja: é uma troca de favores entre as bactérias e as leguminosas.
O nitrogênio que estava na atmosfera, então, se transforma em nutrientes para as plantas. Assim, entram no processo de fotossíntese pelas plantas.

d. Porque diminui os resíduos descartados pelos seres humanos. Com a reciclagem, esses materiais podem ser usados como matéria-prima na produção de novos materiais. O principal objetivo dos processos de reciclagem é a reintegração dos resíduos sólidos no ciclo de produção e consumo, pelo princípio dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

e. Reciclagem: Consiste, basicamente, da reintrodução dos resíduos no processo de produção. Na transformação de um resíduo ou lixo em novos materiais.
Compostagem: Constitui-se no processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Esse processo tem como resultado final um produto – o composto orgânico – que deve permitir sua aplicação no solo sem ocasionar riscos ao meio ambiente.
Aterro Sanitário: É a forma de disposição final de resíduos sólidos no solo, em local devidamente impermeabilizado, mediante confinamento em camadas cobertas, geralmente solo, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
Incineração: É o processo de redução de peso e volume do lixo pela combustão controlada. A incineração é utilizada, atualmente, no Brasil, apenas para o tratamento de resíduos hospitalares e industriais.


DIA 15/08/18

ATENÇÃO: A orientação de estudo será realizada individualmente na aula de ciências!
Questões sobre os Ciclos do Carbono e do oxigênio / Laboratório de informática


  1. Como ocorre o Ciclo do carbono?
  2. Como a fotossíntese participa no ciclo do carbono?
  3. Qual é a importância da fotossíntese para a cadeia alimentar?
  4. Por que é importante preservar as florestas?
  5. Quais são os processos realizados pelo oxigênio?
  6. Como ocorre o ciclo do oxigênio?
  7. Faça um esquema no caderno sobre os ciclos do carbono e do oxigênio.
Respostas


a) O carbono está presente nos seres vivos. A partir da fotossíntese, as plantas (produtores) absorvem o gás carbônico ou dióxido de carbono para a produção de alimento (açúcares). Os consumidores ao se alimentarem diretamente ou indiretamente dos produtores, incorporam esse elemento químico. O gás carbônico é liberado através da RESPIRAÇÃO, QUEIMADAS (COMBUSTÃO) E DECOMPOSIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA. A partir da liberação do gás carbônico o ciclo é iniciado pelos produtores na realização da fotossíntese.

b) Os produtores realizam a fotossíntese absorvendo ou captando o gás carbônico ou dióxido de carbono da atmosfera.

c) A partir da fotossíntese os vegetais produzem alimento e oxigênio, transferindo (passando) energia para os demais seres vivos das cadeias alimentares.

d) Porque as florestas abrigam uma biodiversidade e as plantas fixam (absorvem) o gás carbônico da atmosfera, diminuindo a temperatura, mantendo a qualidade do ar, da água e do solo.

e) RESPIRAÇÃO, COMBUSTÃO E FORMAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO.

f) A partir do processo da fotossíntese realizado pelos produtores, ocorre a produção de gás oxigênio. As plantas terrestres usam o gás carbônico (CO2) do ar como combustível para a fotossíntese e liberam oxigênio (O2) para a atmosfera. Os seres vivos o utilizam na respiração. Participa também da fotossíntese (processo em que as plantas produzem seu alimento) atuando juntamente com o carbono. O oxigênio também compõe a camada de ozônio, defendendo a superfície terrestre dos raios ultravioletas (UVA e UVB).

g) Ver as imagens presentes na semana 15 (agenda do aluno) / Blog



Dia 16/05/2018

PARA O DIA 23/05/18


BIOMAS: A MATA ATLÂNTICA

ETAPA 1 - VÍDEO: A CUTIA E A CUTIEIRA


ETAPA 2- Após assistir ao vídeo, responda no caderno de ORIENTAÇÃO DE ESTUDO às questões:

1. Cite o Bioma presente no vídeo.

2. Caracterize o Bioma.

3. Qual é a importância da Cutia para a Cutieira?

4. Faça um desenho que representa a interação entre a Cutia e a Cutieira.

2. Faça um quadro sobre os fatores bióticos, abióticos e antrópicos que aparecem no vídeo.

Dia 23/05/2018


PARA O DIA 30/05/18


BIOMA: O PANTANAL


ETAPA 1 - VÍDEO: O ciclo das águas no Pantanal




ETAPA 2- Após assistir ao vídeo, responda no caderno de ORIENTAÇÃO DE ESTUDO às questões:


  1. Como ocorre o ciclo das águas no Pantanal?
  2. Por que a preservação do Pantanal é importante para a manutenção da sociobiodiversidade?
  3. Cite os impactos negativos que prejudicam o Pantanal.




Dia 4/04/18

VISITA AO PLANETÁRIO

Link: Planetário do Rio de Janeiro
1. A partir da visita ao Planetário do Rio de Janeiro, COMPLETE o mapa conceitual sobre o Sistema Solar:





Fonte/Imagem (adaptada) :http://ciencializandoja.blogspot.com.br/2013/12/plano-de-aula-sistema-solar-modulo-6.html - acesso em 30/03/2018

Observação: Inclua as informações (características) dos Planetas do Sistema Solar.

2. Faça um breve registro sobre a sua visita ao Planetário.


13 comentários: